O que se sabe sobre o novo corona vírus

O que se sabe é que 99% dos casos estão concentrados na China continental, sendo a maioria deles na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro da epidemia.

Fora da China, a preocupação é menor, mas merece atenção. Segundo dados da OMS, foram registrados 27 casos de transmissão entre humanos dentro de outros países, sendo 2 nos Estados Unidos.

Mesmo assim, 22 países já restringiram voos para a China. Segundo Pequim, a medida é 1 “exagero” dessas nações.

As certezas acabam aí. Ainda há muita especulação sobre a origem e a gravidade do novo coronavírus. A suspeita é que o vírus seja originário de morcegos, mas é provável que haja hospedeiros intermediários, que também poderiam infectar humanos.

O tempo para o desenvolvimento da doença também é uma incógnita. Médicos calculam que a incubação de infectados seja de 1 a 12,5 dias. Já o monitoramento de suspeitos pode durar até 14 dias.

Especialistas dizem ainda que, se infectado, 1 ser humano é capaz de transmitir o coronavírus para até 5 pessoas. A média varia de 1,4 a 4,9 infectados via outro indivíduo.

Já a letalidade da doença é variável, e pode ser maior para quem já possui outros problemas de saúde. Levantamento da OMS mostrou que 75% das mortes pelo novo coronavírus acontecem em indivíduos com condições pré-existentes.

Fonte: Poder 360