Você sabe o que é Hemoglobina?

A Hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma melaproteína que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatórios.

 A hemoglobina tem sido considerada como a segunda substância mais importante do mundo; a primeira é a clorofila. É a proteína mais estudada e conhecida sob o ponto de vista fisiológico, genético e bioquímico.

   Estudos sobre a evolução das espécies indicam que a molécula precursora da hemoglobina data de aproximadamente 800 milhões de anos, quando surgiram as plantas leguminosas; o precursor da hemoglobina nessas plantas foi denominado por leghemoglobina e deveria ter quatro genes para a sua síntese. Por volta de 700 milhões de anos surgiram os peixes primitivos com seus eritrócitos nucleados e admite-se que houve a redução para três genes codificadores de hemoglobina em um mesmo cromossomo. A evolução que ocorreu há 600 milhões de anos entre os peixes fez com que houvesse a duplicação de cromossomos. Acredita-se que essa duplicação se manteve por muito tempo, pois há 500 milhões de anos duas cópias se diferenciaram por mutações adaptativas para agrupar três genes para globinas alfa num dos cromossomos e três genes para globinas beta no outro cromossomo. Outros milhões de anos seguintes fizeram com que o processo evolutivo duplicasse os cromossomos que agrupavam os genes para globinas alfa e para globinas beta . É provavelmente nessa fase (100 milhões de anos) que surgem as primeiras espécies do gênero de mamíferos.

   Essas espécies têm evolução embrionária e fetal bem definidas, com necessidades fisiológicas próprias e desenvolvimento intra-uterino. Assim, por volta de 100 milhões de anos os genes codificadores de globinas alfa e beta se diferenciaram individualmente para se processarem durante as fases de desenvolvimento de um ser mais complexo. Por fim, é muito provável que há 70 milhões de anos quando surgiram os primeiros primatas, identificados pelo Ancestral Hominídeo Comum, os genes para a síntese de globina alfa e beta já estavam bem definidos.

Conheça mais sobre o tema em http://hemoglobinopatias.com.br/.