Janeiro Branco

O ano de 2024 acabou de começar e com ele inicia-se a campanha Janeiro branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

A saúde mental engloba aspectos físicos, mentais e sociais, mas o cuidado com a saúde psíquica é negligenciado e marginalizado ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% das pessoas que vivem com condições de saúde mental estão sem nenhum tipo de tratamento qualificado para o cuidado. 

 

Dezembro Vermelho

A campanha Dezembro Vermelho, chama a atenção para a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de apoiar a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O intuito é alertar e conscientizar a população sobre formas de contágio e tratamento destas doenças marcadas pelo preconceito que gera em portadores. 

No mundo, muitas ações voltadas ao tema se concentram no dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Combate à Aids.

 

20/11 - Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro, reafirmamos nosso compromisso com a luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial. A diversidade é nossa maior riqueza

 
 

20/11 - Dia do Biomédico

O CDA homenageia hoje, 20 de novembro, todos os profissionais da biomedicina, destacando a importância de sua contribuição vital na pesquisa, inovação e cuidado da vida. Parabéns pelo seu dia!

 

Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Precisamos reforçar a importância dos cuidados com a saúde do homem como um todo, bem como a prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento.

Nesse mês todo o exame de PSA está com desconto no CDA Naoum.

 
 

Outubro Rosa 2023

Outubro Rosa é o mês da prevenção ao câncer de mama. Vá ao médico, fale com as mulheres da sua vida para fazerem o mesmo.

Vamos abraçar essa causa!

 

Setembro Amarelo: você não está sozinho

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

 O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

 Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

 

Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda!

 
 

35 Anos CDA Naoum

No mês de fevereiro, com muito orgulho, estamos comemorando 35 ANOS de CDA Naoum!

Nos preocupamos em levar o que há de melhor a nossos clientes e parceiros: qualidade, profissionais altamente capacitados e compromisso.

Agradecemos a cada cliente, parceiro e colaboradores por todos esses anos conosco.

 
 
 

5 Benefícios da Vitamina C

Ter todas as vitaminas em dia possibilita uma qualidade de vida mais saúdavel.

A Vitamina C é muito importante para o organismo. Conheça 5 benefícios:

  • Combate o envelhecimento da pele
  • Reforça a imunidade
  • Combate o estresse
  • Fortalece os ossos
  • Ajuda no Bom Humor

Agende seu exame com a gente!

 

Sexagem Fetal

A sexagem fetal é um exame capaz de identificar logo nas primeiras semanas de gestação se o bebê é menino ou menina.

No Alta Diagnósticos é possível realizar o exame para saber o sexo do bebê com excelência e segurança.

A partir da 8ª semana de gestação é possível fazer a sexagem fetal. É um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê antes do ultrassom obstétrico. 

COMO É FEITO O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O exame de sexagem fetal é feito através de coleta de sangue, onde é possível visualizar, por meio de biologia molecular, amostras de fragmentos do DNA do feto e assim identificar o sexo do bebê.

O exame identifica a presença ou não do cromossomo Y, que se for identificado significa que os pais terão um menino. Caso só tenha a presença de cromossomos X, o resultado indica a gravidez de uma menina. 

Agende seu exame com a gente!

 

Feliz Ano Novo

Que 2023 seja de paz, saúde, amor e prosperidade!

Conte com a gente!

 

Feliz Natal

Desejamos a você e a sua família um Natal repleto de amor, união e alegrias!

Que o espírito natalino esteja presente todos os dias em sua vida!

 

Horários de Fim de Ano

Agradecemos a parceria desse ano e esperamos contar com você em 2023.

Nossos horários de final de ano:

atendimento normal em 23/12;

24 e 25/12 - fechado

de 26 a 29/12 - atendimento normal 

de 30/12 a 02/01 - fechado

03/01 - das 12h as 17h

Retornaremos os atendimentos normais em 04/01/2023.

Programe o envio de material.

 
 

Horário de funcionamento 08/12

Informamos que no dia 08/12, quinta-feira, não estaremos funcionando devido ao feriado municipal em São José do Rio Preto.

Retornaremos ao horário normal em 09/12.

 

Horário de Funcionamento 14, 15 e 16/11

Informamos que nos dias 14 e 15/11 nosso laboratório estará fechado.

Retornaremos ao horário normal na quarta, dia 16/11.

Adiante o envio dos seus exames.

 

Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Precisamos reforçar a importância dos cuidados com a saúde do homem como um todo, bem como a prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento.

Nesse mês todo o exame de PSA está com desconto no CDA Naoum.

 

Dia do Médico

Linha de frente na batalha contra doenças, principal arma da esperança contra o desalento em tempos difíceis. O médico dedica a sua vida para salvar o próximo em um ato supremo de empatia e compaixão.

18 de Outubro Dia do médico!

 

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

O tom de rosa motiva as campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

No Brasil, a primeira iniciativa, foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres.

Previna-se.

 

Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe. 

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

 
 

Exame Toxicológico

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas habilitados nas categorias C, D e E da CNH.

Aqui no Cda realizamos o exame Toxicológico com entrega rápida e parcelamento em 3 vezes sem juros.

Exame creditado Inmetro e credenciado pelo Senatran.

Agende pelo (17) 3227-7058 ou WhatsApp (17) 99631-0425.

 

Junho Vermelho

O dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue.

Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Durante todo o mês de junho, é destacada a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura.

É essencial, enfatizar que, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

Doe sangue e salve vidas!

Feriado 17/06

Informamos que o CDA Naoum estará fechado no dia 17/06, pós feriado do dia 16/06, para readequação interna.

Como aumentar a imunidade no inverno

Com o início da época mais fria do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com alternativas que ajudem a aumentar a imunidade do organismo. Afinal, essa é uma estação do ano em que é comum o aparecimento de gripes e resfriados. 

Devido à queda de temperaturas, as pessoas costumam permanecer por mais tempo em ambientes fechados, motivo que aumenta a disseminação de vírus, assim como o coronavírus. 

Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunológico em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças.

Dicas importantes de alimentação para que você possa turbinar seu sistema imunológico nessa época do ano.

💦 Aumente a hidratação

🧄Capriche no alho

🍊 Prefira frutas cítricas

🥬 Coma vegetais escuros

Durante o inverno, coloque no seu prato vegetais como brócolis, couve e espinafre.

🌰 Aumente o consumo de oleaginosas

🥗 Use gengibre

🥘 Melhore o consumo de vitaminas e nutrientes

 

#inverno #imunidade #cdalab

Você sabe o que é Hemoglobina?

A Hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma melaproteína que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatórios.

 A hemoglobina tem sido considerada como a segunda substância mais importante do mundo; a primeira é a clorofila. É a proteína mais estudada e conhecida sob o ponto de vista fisiológico, genético e bioquímico.

   Estudos sobre a evolução das espécies indicam que a molécula precursora da hemoglobina data de aproximadamente 800 milhões de anos, quando surgiram as plantas leguminosas; o precursor da hemoglobina nessas plantas foi denominado por leghemoglobina e deveria ter quatro genes para a sua síntese. Por volta de 700 milhões de anos surgiram os peixes primitivos com seus eritrócitos nucleados e admite-se que houve a redução para três genes codificadores de hemoglobina em um mesmo cromossomo. A evolução que ocorreu há 600 milhões de anos entre os peixes fez com que houvesse a duplicação de cromossomos. Acredita-se que essa duplicação se manteve por muito tempo, pois há 500 milhões de anos duas cópias se diferenciaram por mutações adaptativas para agrupar três genes para globinas alfa num dos cromossomos e três genes para globinas beta no outro cromossomo. Outros milhões de anos seguintes fizeram com que o processo evolutivo duplicasse os cromossomos que agrupavam os genes para globinas alfa e para globinas beta . É provavelmente nessa fase (100 milhões de anos) que surgem as primeiras espécies do gênero de mamíferos.

   Essas espécies têm evolução embrionária e fetal bem definidas, com necessidades fisiológicas próprias e desenvolvimento intra-uterino. Assim, por volta de 100 milhões de anos os genes codificadores de globinas alfa e beta se diferenciaram individualmente para se processarem durante as fases de desenvolvimento de um ser mais complexo. Por fim, é muito provável que há 70 milhões de anos quando surgiram os primeiros primatas, identificados pelo Ancestral Hominídeo Comum, os genes para a síntese de globina alfa e beta já estavam bem definidos.

Conheça mais sobre o tema em http://hemoglobinopatias.com.br/.

Feliz Páscoa

O Cda Naoum deseja a nossos amigos e clientes uma Feliz Páscoa, repleta de paz, amor e renascimento.