Como aumentar a imunidade no inverno

Com o início da época mais fria do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com alternativas que ajudem a aumentar a imunidade do organismo. Afinal, essa é uma estação do ano em que é comum o aparecimento de gripes e resfriados. 

Devido à queda de temperaturas, as pessoas costumam permanecer por mais tempo em ambientes fechados, motivo que aumenta a disseminação de vírus, assim como o coronavírus. 

Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunológico em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças.

Dicas importantes de alimentação para que você possa turbinar seu sistema imunológico nessa época do ano.

💦 Aumente a hidratação

🧄Capriche no alho

🍊 Prefira frutas cítricas

🥬 Coma vegetais escuros

Durante o inverno, coloque no seu prato vegetais como brócolis, couve e espinafre.

🌰 Aumente o consumo de oleaginosas

🥗 Use gengibre

🥘 Melhore o consumo de vitaminas e nutrientes

 

#inverno #imunidade #cdalab

Você sabe o que é Hemoglobina?

A Hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma melaproteína que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatórios.

 A hemoglobina tem sido considerada como a segunda substância mais importante do mundo; a primeira é a clorofila. É a proteína mais estudada e conhecida sob o ponto de vista fisiológico, genético e bioquímico.

   Estudos sobre a evolução das espécies indicam que a molécula precursora da hemoglobina data de aproximadamente 800 milhões de anos, quando surgiram as plantas leguminosas; o precursor da hemoglobina nessas plantas foi denominado por leghemoglobina e deveria ter quatro genes para a sua síntese. Por volta de 700 milhões de anos surgiram os peixes primitivos com seus eritrócitos nucleados e admite-se que houve a redução para três genes codificadores de hemoglobina em um mesmo cromossomo. A evolução que ocorreu há 600 milhões de anos entre os peixes fez com que houvesse a duplicação de cromossomos. Acredita-se que essa duplicação se manteve por muito tempo, pois há 500 milhões de anos duas cópias se diferenciaram por mutações adaptativas para agrupar três genes para globinas alfa num dos cromossomos e três genes para globinas beta no outro cromossomo. Outros milhões de anos seguintes fizeram com que o processo evolutivo duplicasse os cromossomos que agrupavam os genes para globinas alfa e para globinas beta . É provavelmente nessa fase (100 milhões de anos) que surgem as primeiras espécies do gênero de mamíferos.

   Essas espécies têm evolução embrionária e fetal bem definidas, com necessidades fisiológicas próprias e desenvolvimento intra-uterino. Assim, por volta de 100 milhões de anos os genes codificadores de globinas alfa e beta se diferenciaram individualmente para se processarem durante as fases de desenvolvimento de um ser mais complexo. Por fim, é muito provável que há 70 milhões de anos quando surgiram os primeiros primatas, identificados pelo Ancestral Hominídeo Comum, os genes para a síntese de globina alfa e beta já estavam bem definidos.

Conheça mais sobre o tema em http://hemoglobinopatias.com.br/.

Feliz Páscoa

O Cda Naoum deseja a nossos amigos e clientes uma Feliz Páscoa, repleta de paz, amor e renascimento.

Feliz Dia Internacional das Mulheres

No dia 08 de Março comemoramos o dia Internacional das Mulheres.

Nós do CDA Naoum desejamos a todas as mulher um excelente dia, não só hoje mas como em todos os dias do ano.

Horários Carnaval 2022

Informamos que nosso laboratório estará fechado nos dias:

  • 28/02 e
  • 01/03 de 2022

Retornaremos as atividades normalmente em 02/03/2022.

Agende a coleta de seus materiais.

Teste rápido para Covid 19

O Cda Naoum conta com testes rápidos para Covid 19, com resultados em até 2 horas.

Agende seu exame pelo:

(17) 3227-7058

(17) 99631-0425 - WhatsApp

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5332 - São José do Rio Preto 

Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Aids:

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Transmissão:

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Tratamento:

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Infecções Sexualmente Transmissíveis:

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Principais IST:

– Herpes genital;
– Cancro mole (cancroide);
– HPV;
– Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
– Donovanose;
– Gonorreia e infecção por Clamídia;
– Linfogranuloma venéreo (LGV);
– Sífilis;
– Infecção pelo HTLV;
– Tricomoníase.

Prevenção da Aids/HIV e das IST:

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

Fonte:

Ministério da Saúde. Saúde de A a Z

Janeiro Branco

Cuide da sua Saúde Mental.

Nós apoiamos essa causa.

Dia do Médico

Nós, da CDA Naoum, homenageamos todos os médicos que dedicam as suas vidas a salvar vidas.

Dia dos Professores

Hoje é o dia em que celebramos o trabalho e a trajetória dos profissionais que contribuem para o aprendizado, desenvolvimento e evolução de seus alunos. Desejamos a todos os professores um Ótimo Dia!

Uma homenagem a todos que dedicam a vida a ensinar.

 

Horário de atendimento

Informamos que nossos horários de atendimento permanecem normais.

Segunda a Sexta: 7h–17h

Fechado para almoço das 13h às 14h

 

Janeiro Branco

Janeiro Branco é uma campanha que objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e bem-estar, mudando a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

Cuide da sua saúde mental.

Feliz Ano Novo

Desejamos a nossos amigos, clientes e parceiros um Ano Novo com esperanças renovadas, saúde, paz, amor e muita prosperidade!

Conte com a gente!

Novembro Azul

Novembro Azul: no mês de conscientização sobre a saúde do homem, seja herói da sua saúde!

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.

Mantenha seus exames em dia.

Vitamina A

A vitamina A possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: 

 

  • alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijos
  • vegetais folhosos verde-escuros
  • frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas

 

#vitaminas #vitaminaa #dicadesaude #cdanaoum #cdalab #laboratorio #analisesclinicas #sjriopreto #exames

18/10 Dia do Médico

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina.

Nós, do CDA Laboratório homenageamos os profissionais que dedicam a sua vida a salvar vidas.

Alergias respiratórias. Como prevení-las?

Nessa época do ano, as alergias respiratórias podem aparecer com mais frequência. 

O sistema imunológico apresenta uma reação exagerada a irritantes como poeira, pólen, pelos e descamação de animais, mofo, proteínas alimentares ou veneno de insetos. Por isso, libera substâncias químicas inflamatórias que desencadeiam os sintomas da alergia.

 

Sintomas

Coriza e coceira nos olhos, em especial durante as temporadas em que há muito pólen no ar; espirros; urticária e/ou dificuldade para respirar depois de comer alguns alimentos, como amendoim ou frutos do mar; pele vermelha, ressecada e com prurido.

 

Como prevení-las?

  • Declare guerra a poeira e ácaros. Limpe bem o ambiente que você frequenta.
  • Passe aspirador no seu colchão, dos dois lados
  • Prefira sempre o aspirador à vassoura 
  • Use um purificador de ar
  • Lave as narinas diariamente
  • Abra as janelas, deixe o ambiente sempre ventilado
  • Lave sempre os casacos guardados antes de usá-los

 

Cuide da sua saúde.

 

#saude #alergias #alergiasrespiratorias #prevencao

#laboratorio #cdanaoum #cdalab #sjriopreto

Como está a sua glicemia?

A glicemia de jejum é um exame de sangue realizado para verificar os níveis de glicose no sangue e deve ser feita após um período sem comer ou tomar bebidas, exceto água, por pelo menos 8 horas ou segundo orientação do médico. 

 

Esse exame é apropriado para diagnosticar diabetes ou pre-diabetes. Mantenha sua alimentação saudável, faça exercícios físicos e deixe seus exames preventivos em dia.

 

Agende seu exame de glicemia pelo Whatsapp (17) 99631-0425 📲

 

#glicemia #cdalab #cdanaoum #sjriopreto #prevencao #saude

Dicas de saúde para você manter-se saudável

Como manter-se saudável?

Corpo e mente saudáveis:

 

- Sempre aprender coisas novas;

- Praticar atividades físicas regularmente;

- Ter noites de sono de qualidade;

- Cuidar bem da alimentação; 

- Meditar sempre que possível; 

- Diminuir bastante ou abandonar o álcool; 

- Não fumar; 

- Cuidar com o excesso de irritação e estresse.

- Faça seus exames regularmente

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como você tem cuidado da sua saúde? 

 

Comente aqui embaixo.

 

#saude # corpo #mente #qualidadedevida #saude #vidasaudavel #memoriaativa #mentesaudavel #cerebrosaudavel #laboratorio #sjriopreto #cdanaoum #cdalab

Benefícios da Vitamina D

A vitamina D é um poderoso aliado no fortalecimento do sistema imunológico. Pode trazer inúmeros outros benefícios para sua saúde e ainda ser uma ajuda a mais na prevenção da nova COVID-19 👾

Você sabe o que é eletroforese?

A eletroforese é uma técnica utilizada para separação de moléculas de cargas diferentes.

Se utiliza a eletroforese quando queremos a amplificação do DNA.

 Pode ser realizada com diversas finalidades, tanto em projetos de investigação quanto no diagnóstico, já que se trata de uma técnica simples e de baixo custo. Dessa forma, a eletroforese pode ser realizada para:

 

  • Identificar vírus, fungos, bactérias e parasitas, sendo mais comum essa aplicação em projetos de investigação;
  • Teste de paternidade;
  • Verificar a expressão de proteínas;
  • Identificar mutações, sendo útil no diagnóstico de leucemias, por exemplo;
  • Analisar os tipos de hemoglobina circulantes, sendo útil no diagnóstico da anemia falciforme;
  • Avaliar a quantidade de proteínas presentes no sangue.

 

De acordo com a finalidade da eletroforese, pode ser necessária a realização de outros exames complementares para o médico possa concluir o diagnóstico.

 

O Cdalab é especialista em eletroforese. Seja nosso parceiro.

 

 

Use máscaras

Podem ser usadas máscaras cirúrgicas ou caseiras feitas de pano, porém, mais importante do que aprender a confeccionar a máscara, é saber usá-las de maneira correta, senão elas podem se tornar uma fonte de contaminação.

Lave bem as mãos

Lave sempre as mãos com água e sabão: Previne doenças, como o coronavírus e você ganha saúde. Micróbios, vírus e bactérias estão em todos os lugares. E o jeito mais simples de evitá-los é lavando as mãos com água e sabão. É uma ação simples que evita doenças e salva vidas. Mãos: toda vez que você lava, ganha saúde. 

Agende seus exames

O estresse pode afetar suas taxas de diabetes, colesterol e também seus hormônios.

Por isso é importante que faça sempre seus exames. Agende pelo telefones (17) 3227-7058 (17) 99631-0425.

Feliz Páscoa

Nós, aqui do CDA Naoum, desejamos a todos os clientes, amigos e parceiros uma Feliz Páscoa, com muito amor, paz, renascimento e união.

Alimentos que ajudam a aumentar sua imunidade

Para ficar mais tranquilos com relação a saúde, é importante ter um sistema imunológico fortalecido. Leite e derivados, açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico ou deixar a recuperação mais lenta de quem pegou uma doença Abaixo, alguns alimentos que contribuem para o aumento da imunidade. Alho, cebola, lichia, gengibre, castanha do Pará, batata yakon, iogurte natural, todos os vegetais verde escuro (como brócolis, couve rúcula, espinafre), frutas cítricas. Tenha uma alimentação mais saudável!a

#alimentacaosaudavel #imunidade #sjriopreto #cdanaoum #cdalab

Atendimento com hora marcada

O CDA Naoum, visando adequar-se às medidas preventivas ao COVID19, informa que a partir de 20/03 os atendimentos serão realizados com hora marcada. Agende seu atendimento pelos telefones (17)3227-7058 ou 99631-0425 WhatsApp.